Lukas Ruiz Hespanhol, mais conhecido como Vintage Culture (Mundo Novo,[1] 7 de julho de 1993), é um DJ, empresário e produtor brasileiro de música eletrônica do gênero house music. Vintage Culture teve uma rápida ascensão lançando versões como "Blue Monday" do New Order e "Another Brick in the Wall" de Pink Floyd, que logo começaram a viralizar na rede junto com suas versões de "Bete Balanço" do Cazuza e "Bidolibido" de Fernanda Abreu.
Em 2016, lançou o EP Hollywood pelo selo Ganzá da Skol Music em parceria com a Spinnin' Records. Logo depois, com o produtor Slow Motion, emplacou o seu remix de "Drinkee" para a dupla Sofi Tukker lançado pela Ultra Music na posição #4 do chart Dance do Beatport e mesmo depois de um mês de lançamento se manteve no TOP 10 com a mesma.[carece de fontes] Mas foi com "Wild Kidz", lançada pela Spinnin' Records, que Vintage Culture começou a ganhar reconhecimento internacional. A faixa entrou para o "Global Viral" do Spotify e recebeu suporte de Oliver Heldens, EDX e Sam Feldt.[2]
Em 2015, Vintage Culture apareceu em #118 na lista de TOP DJs da revista britânica DJ Magazine e em #2 na lista de melhores DJs brasileiros da House Mag. Em 2017, vintage apareceu em #31 na revista DJ Magazine Além disso, foi eleito o DJ #1 na lista da House Mag em 2016.[3]
Sua primeira música postada no SoundCloud foi o remix de "Blue Monday" do New Order, que logo começou a viralizar na rede.[carece de fontes] Na sequência veio o remix com download livre de Pink Floyd da faixa "Another Brick in the Wall". Lukas não acreditava muito nessa faixa e a deixou encostada por um tempo, até que seu amigo Marcelo Fiorela, ao ouvi-la, incentivou-o a publicar na rede. Foi com essa faixa que começaram a aparecer pedidos de datas e pessoas interessadas em conhecer o projeto Vintage Culture, mas Lukas Ruiz sabia que era necessário mais de uma música para se tornar um bom DJ. Recusou os pedidos e continuou focado em suas produções.
Foi em 2013 que Vintage Culture começou a tocar. Marcelo Fiorela era sócio da extinta Groove DJ Agency ao lado de Luiz Sala, conhecido como DJ Feio, que foi o responsável por incluí-lo pela primeira vez no Green Valley, clube que coleciona títulos mundiais na DJ Magazine, foi então que as coisas começaram a mudar. Logo após sua apresentação, Guga Trevisani, um dos sócios da Entourage Conteúdo Artístico, uma das maiores agências do Brasil, entrou em contato por telefone e fez o convite para que o projeto Vintage Culture entrasse para o casting da agência. Lukas sabia que ainda não estava pronto para entrar numa agência como a Entourage, por achar que não receberia a devida atenção naquele momento ele recusou o convite e continuou focado na expansão do projeto, foi somente em 2014 – um ano depois – que Vintage Culture entrou para a Entourage.[4] No mesmo ano, perdeu seu pai e cumpriu mais de 200 datas por todo o Brasil.
Com o apoio de toda uma equipe e seus empresários Marcelo Arditti e Guga Trevisani, 2015 foi um ano de conquistas para Vintage Culture. Começando por sua apresentação no Palco Perry do Lollapalooza Brasil no dia 28 de março,[5] dividindo o palco com DJ Snake, Dillon Francis e Major Lazer e a gravação do seu primeiro clipe internacional, "Slowing Down", em Nova Iorque. O público teve a chance de conhecer mais sobre o jovem por trás do projeto na capa da 41ª edição da revista brasileira de música eletrônica 'House Mag em abril do mesmo ano.
Os belgas Dimitri Vegas & Like Mike convidaram pessoalmente Vintage Culture para se apresentar no palco Smash the House no Tomorrowland Brasil em maio, logo depois Lukas assinou o remix de "Higher Place" da dupla com o cantor norte-americano Ne-Yo.[6]
Em junho de 2015, Vintage Culture realizava sua primeira turnê internacional, passando por países como Egito, Emirados Árabes, Turquia, Irlanda, Espanha e Bélgica. Em setembro, foi a vez de desbravar a África do Sul e voltar para o Brasil para sua primeira apresentação no Rock in Rio. Foi no evento da Entourage, o Kaballah Festival, que Lukas estreou sua nova intro apresentando o hit "Hollywood", que mais tarde assinou contrato com o selo Ganzá da Skol Music no Brasil e com a Spinnin Records, internacional. 2015 foi marcado também por sua apresentação no ADE na noite da Loulou Records e no Live in Amsterdam com Goldfish e Bakermat. Fez também uma residência no Green Valley. E finalizando com Electric Daisy Carnival Brasil,[7] one Lukas se apresentou nos dois palcos, o neonGARDEN e o kineticFIELD (principal) substituindo Cazzette no encerramento do festival. Vintage Culture foi surpreendido por Skrillex no final de sua apresentação interagindo com os fãs. Depois do festival, Lukas foi convidado para se apresentar no palco principal do EDC México em fevereiro do próximo ano, seria um dos primeiros artistas a abrirem o kineticFIELD.[8] No mesmo ano, juntamente com alguns amigos tendo ideia de ter um portal orientado para música, ele cria o fórum Só Track Boa, que depois se transformou numa gravadora, marca de roupas e festival. Após o selo ganhar muita popularidade, ele começou a fazer parte da agência Entourage.[9][10]
Em 2016, do México para Los Angeles, Vintage Culture reuniu sua equipe novamente para mais uma gravação de clipe internacional, desta vez em Hollywood. Foi durante a gravação que Lukas se sentiu inchado e seu manager o alertou sobre uma possível Caxumba. Lukas foi ao médico assim que voltou ao Brasil e foi diagnosticado com essa doença contagiosa que afeta as glândulas da garganta, a recomendação dos médicos era de repouso absoluto, mas Lukas não queria cancelar seus shows, ele cumpriu a agenda, o que foi bastante desgastante para o seu organismo e acabou agravando o seu quadro clínico, sem contar que alguns fãs acusavam de não ser ele nos shows por conta da aparência abatida e do inchaço do rosto que o tornou quase irreconhecível. Lukas precisava descansar e estava proibido de realizar shows até que se recuperasse, foi assim que ele perdeu um dos shows mais importantes de sua carreira até o momento, sua apresentação na 18ª edição do Ultra Music Festival em Miami, onde ele se apresentaria no palco principal no sábado, dia 19 de março de 2016.[11]
Ainda em 2016, fechou contrato com a Spin Agency, uma das maiores agências de representação internacional que tem em seu casting artistas como Avicii e Armin van Buuren, além do contrato com a gigante holandesa Spinnin Records. Além de fechar o ano como dono do seu próprio clube, o Air Rooftop, localizado no centro de São Paulo.
Em 2023, Vintage Culture manteve uma agenda repleta de apresentações ao longo do ano, não apenas em território brasileiro, mas também no exterior. Destacam-se alguns de seus shows, como o realizado em 16 de novembro na renomada casa noturna TAO Nightclub em Chicago[12] e no Brooklyn Navy Yard, em Nova Iorque.[13] Em 31 de dezembro, Vintage Culture encerrou o ano de 2023 com uma última apresentação no Uíki Parracho, em Porto Seguro.[14]
SUA ULTIMA TRACK ASSUMIU A LIDERANÇA NO BRASIL DANCE HITS DE FEVEREIRO, ENTÃO CURTA SEU CLIPE :
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